São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Busca de rentabilidade maior envolve riscos

GABRIEL J. DE CARVALHO; JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA

Os fundos de commodities do Matrix e da Linear, que em março lideraram o ranking em posições opostas, são montados para investidores que possuem uma disponibilidade maior de capital e estão dispostos a correr riscos em busca de melhor performance.
David Gotlib, diretor da Linear Administração de Patrimônio, lembra que a legislação mais flexível permite a montagem de vários perfis de fundos de commodities.
No caso da Linear, a idéia é trabalhar com a lógica dos "hedgefunds", que permitem ganhos de capital maiores do que os pagos no CDI, com aplicações nos futuros de Bolsa, câmbio e juros.
A promessa de ganhos mais elevados implica correr riscos maiores. "Nossos fundos não devem ser analisados como aplicações de curto prazo. Eles têm objetivo de longo prazo", diz Gotlib.
Em março, explica ele, a mudança cambial detonou um processo de enorme volatilidade nos mercados. "Fizemos algumas operações erradas e perdemos", diz o administrador, acrescentando que "março foi um mês atípico".
Em julho de 94, os fundos administrados pela Linear deram muito lucro. O Prosper-Linear, por exemplo, rendeu 42,3%.
O fundo de commodities mais rentável em março foi o administrado pelo Banco Matrix. "Apostamos na subida dos juros. Deu certo", afirma Rodrigo Veiga, administrador de fundos.
Veiga diz que se a aposta fosse frustrada, o "fundo teria rendido menos do que o CDI".
Marcelo Maneo, superintendente de Investimentos do Unibanco, diz que é uma recomendação da Anbid que seja explicitado para o cliente os riscos de cada uma das carteiras disponíveis.
Para Mauro Halfeld, analista de fundos e doutorando na FEA-USP, a grande maioria dos fundos de commodities têm muito pouco dessa característica.
Foram criados como de renda variável e acabaram concorrendo com os de renda fixa, com a vantagem da liquidez diária após 30 dias.(GJC e JCO)

Texto Anterior: Entenda por que um banco consegue 3 taxas distintas
Próximo Texto: Prepare seu bolso para os aumentos dos contratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.