São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seita lança candidatura da "Voz de Deus"

NEWTON CARLOS
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Com o declínio do Sendero Luminoso, o fenômeno das seitas religiosas irrompe na política do Peru e uma delas já disputa as eleições presidenciais de hoje com um candidato próprio.
Os Israelitas do Novo Pacto Universal são considerados pelos sociólogos peruanos como um dos movimentos "mais interessantes dos últimos tempos".
O grupo lançou a candidatura presidencial de Ezequiel Atacusi, seu guru-mor, reconhecido na seita como a encarnação de Cristo e a Voz de Deus.
Trata-se de uma religião messiânica, mas com características muito especiais, mescla de integrismo bíblico com ritos incaicas.
Um integrismo autóctone, bem na tradição peruana de cobrir as coisas universais com o seu passado mais remoto.
Os ensaios marxistas de Mariategui (revolucionário peruano da primeira metade deste século), igualmente autóctones, com componentes incaicos, inspiradores do senderismo, como consta em documentos da guerrilha maoísta, são o exemplo mais conhecido desse sincretismo.
O israelismo também recruta seguidores nas partes mais pobres da população peruana, em setores que querem romper com a marginalidade e a miséria e já não suportam a violência política.
O seu volume de militantes tem aumentado à medida que se esvai o Sendero Luminoso (guerrilha de inspiração maoísta), cuja última baixa, a prisão de Margie Clavo, segunda em sua hierarquia, resultou no desmonte da "Nova Rede", substituta do "Socorro Popular" como grupo de apoio político à guerrilha.
Atacusi está baixíssimo nas pesquisas. Mas o israelismo tem crescido politicamente e deve continuar crescendo.
Conseguiu 170 mil votos nas eleições constituintes de 1992, quando fez dois deputados.
Já na eleição municipal de 1993, o israelismo conquistou 15 prefeituras.
Os dois deputados logo se incorporaram à bancada do presidente Alberto Fujimori. As previsões indicam votação maior na eleição de hoje. (Newton Carlos)

Texto Anterior: Peru segue rota neoliberal na economia
Próximo Texto: OS PERUANOS ELEGEM HOJE O PRESIDENTE E 120 PARLAMENTARES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.