São Paulo, domingo, 9 de abril de 1995
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CARTAS

"Em 1989, comprei um veículo fabricado em 1988. Os documentos do carro não estavam no nome de quem o vendeu. Logo após a compra, fui ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para realizar as vistorias e transferir o veículo para o meu nome. De posse da nova documentação, fiz um seguro contra colisão, furto e incêndio. Depois de alguns dias, fui surpreendido em minha casa por policiais acompanhados de um agente de seguros que levaram meu carro, alegando que tinha sido roubado no Rio de Janeiro. O carro foi apreendido e fui orientado a arcar com o prejuízo. Gostaria de saber se o Detran pode ser responsabilizado e como devo proceder para tentar amenizar meu prejuízo."
(João T. P. Garcia - Juiz de Fora, MG)

O Detran solicita que o leitor encaminhe, através de carta, ao diretor, Enos Beolchi Júnior, mais dados sobre o carro e número de documentos pessoais para serem feitas as investigações. O endereço é av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, São Paulo, CEP 04094-050. Segundo o Detran, não há documentação de qualquer veículo em nome do leitor.

"Gostaria de obter o endereço da fábrica da Mitsubishi Motors no Japão."
(Edvandro de Souza Melo - São Bernardo do Campo, SP)
O endereço da Mitsubishi Motors Corporation é 33-3, Shiba 5-Chome, Minato-ku, Tóquio 108 Japan.

"Por que o preço do Gol CLi 1.6 a gasolina, que custava R$ 12.134,00 em 12 de março, segundo o 'Guia de Preços' de Veículos, passou a custar R$ 12.760,00 a partir de 19 de março, depois de interrompida a produção do Gol CLi 1.6 a álcool?"
(José Glaucio Dias da Costa - São José do Rio Preto, SP)

"Gostaria de saber por que não está na relação do 'Guia de Preços' de Veículos o preço do Gol 1.000i Plus. Ele já esteve na tabela, mas hoje não está mais."
(Luis Cesar Sanches Farina - Mirassol, SP)

O Datafolha informou que durante o período citado, a montadora forneceu uma nova tabela com alguns reajustes de preços, sem nenhuma explicação. O preço do Gol 1.000i Plus passará a constar do 'Guia' nas próximas edições.

"Gostaria que vocês enviassem meu projeto para a Chevrolet."
(Marcos Marinho Pontes Júnior - São Paulo, SP)
Seu desenho foi encaminhado para a General Motors.

"Pretendo comprar um Monza, mas ouvi comentários de que ele sairá de linha. Gostaria de saber o que a General Motors pretende fazer com o modelo. Se o Monza não terá sua produção paralisada em pouco tempo, por que a fábrica não introduz mais alguns equipamentos de série em suas versões?"
(Guilherme Licastro Cobucci - São Paulo, SP)

"Gostaria de saber se é verdade que a General Motors irá implantar o sistema de airbag (bolsa de ar que se infla em caso de colisão frontal) no Omega e no Vectra e se isso vai acontecer este ano."
(Luis Gustavo M. P. de Almeida - Bauru, SP)

A General Motors informou que o Monza não deve sair de linha e que em setembro próximo ele vem com pequenas alterações. A montadora afirma que está estudando a instalação do airbag, mas ainda não foi definido quando isso acontecerá e nem qual será o primeiro modelo que receberá o equipamento.

"Tenho um Fusca 76 com motor de 1.600 cc e dupla carburação. Gostaria de instalar um sistema de ignição ou injeção eletrônica de combustível e preciso de informações de como fazer o serviço e quais as peças que preciso comprar."
(Hélio de Souza Filho - São Paulo, SP)

Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, só é possível colocar injeção eletrônica no Fusca se for importado um motor do modelo mexicano.

"Há algum tempo, os manuais dos veículos aconselhavam que se fizesse um rodízio periódico dos pneus, incluindo o estepe, para que houvesse desgaste de maneira uniforme. Hoje, além de os manuais não mencionarem nada, há comentários de que o estepe, mesmo sem uso, não deve ser colocado para rodar, mas mantido somente como reserva. Gostaria de saber qual é o procedimento correto."
(Dárcio Antonio Mietto - Vinhedo, SP)

A Goodyear aconselha o rodízio apenas dos quatro pneus que estão rodando, para que eles tenham vida útil por igual. Quanto ao estepe, é recomendável que o pneu seja de ótima qualidade para poder ser eficaz numa eventual substituição de um pneu furado.

"A Folha deveria publicar semanalmente fascículos sobre automóveis, ou seja, um pouco da história dos carros fabricados no Brasil. Toda semana, poderia ser publicado um fascículo sobre determinado carro, incluindo a sua ficha técnica."
(Wagner José Sandes - São Paulo, SP)

Sua carta foi encaminhada ao departamento de novos fascículos da Folha.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Ela só será respondida através desta seção.

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