São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
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Mudança de linha é maior reclamação contra Telesp

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Telesp (Telecomunicações de São Paulo S/A) foi a segunda empresa que mais recebeu reclamações no Procon no ano passado.
Mas também foi a companhia que mais solucionou as queixas recebidas. Das 412 reclamações feitas no órgão contra a empresa, a Telesp resolveu 281.
Em 93 a Telesp havia recebido 461 queixas e solucionado 262.
O maior número de reclamações no ano passado (300) foi devido ao não-cumprimento do contrato. A empresa resolveu 262 queixas.
Segundo a assessoria de imprensa da Telesp, este problema se refere a pessoas que obtiveram um telefone com o plano de expansão e que pedem a transferência da linha para outro endereço algum tempo depois.
Para evitar novas reclamações, a Telesp incluiu em julho passado uma cláusula nos contratos que prevê a transferência da linha somente 18 meses após a instalação.
Uma outra queixa comum, segundo a Telesp, é o Disque-900, como o tele-namoro. A companhia recebeu no ano passado 80 reclamações contra cobranças indevidas de ligações e taxas.
A Telesp, mesmo sabendo que a reclamação pode ser improcedente, não exige o pagamento da ligação. Segundo a empresa, um milhão de chamadas do Disque-900 são feitas todos os meses. E as reclamações correspondem a somente 0,02% das ligações.
A inscrição para obter um celular é outro tipo de reclamação comum. Os consumidores alegam ter feito o pedido de cadastramento embora não tenham nenhum comprovante.
Nestes casos a Telesp verifica a documentação entregue. Se o consumidor não é localizado no cadastro, não há acordo. A empresa considera que ele não fez o pedido de inscrição.
(DFe)

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