São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP pode ter faculdade de moda em 97

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A universidade se rendeu ao mercado da moda. A USP quer criar um curso na área, que, se aprovado, deve começar em 97.
Segundo o vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes, Tupã Corrêa, 58, a idéia é formar pesquisadores, promotores (que fazem campanhas publicitárias de moda) e produtores de moda (que concebem roupas e coleções).
Já existe uma proposta de currículo, com matérias que estudam a função social da moda (história da arte e da moda), estilo (desenho, fotografia) e planejamento.
O projeto surgiu em 93. Foi formada uma comissão de empresários da indústria têxtil e coordenadores de outros cursos de moda para discutir a proposta.
Segundo Corrêa, haverá uma reunião no próximo mês para "fechar" o projeto que será apresentado à Comissão de Graduação da escola.
Se aprovado, o projeto ainda vai passar pela Congregação da ECA, pelo Conselho Central de Graduação e pelo Conselho Universitário (todos instâncias de discussão dos projetos das faculdades e da universidade).
O curso vai concorrer com as faculdades de moda já existentes em São Paulo -Santa Marcelina, Anhembi Morumbi, Marcelo Tupinambá e Unip.
A pioneira, Santa Marcelina, criou seu curso em desenho de moda em 88. O curso já formou quatro turmas.
A coordenadora do curso, Vera Lígia Gibert, aprova o novo curso da USP. "É uma visão mais voltada para a pesquisa."
A estilista Annelise de Salles, 22, formou-se lá em 94. Seu primeiro desfile foi o trabalho de conclusão para a faculdade.
Agora tem um ateliê provisório na casa da avó. Ganha cerca de R$ 2.000, que investe em tecidos e outros materiais.
Os cursos da Unip e da Anhembi Morumbi foram criados há cinco anos. Fazer o curso na Unip rendeu a Telma Yuca Shimizu, 25, convite para ser assistente do estilista Fause Haten. Teve que trancar o curso. "Quis aprender na prática."

Texto Anterior: Ovos podem ser vilões da Páscoa
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.