São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP quer restringir carros de 7h30 às 19h30

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo paulista quer restringir a circulação de carros na cidade de São Paulo entre 7h30 e 19h30 para tentar reduzir os índices de poluição durante o inverno.
Às segundas, quartas e sextas-feiras, teriam autorização para circular nesse horário os carros com placas de final par. Às quintas, terças e sábados, os com placas de final ímpar. À noite e aos domingos o trânsito seria livre.
A proposta foi apresentada ontem pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, ao prefeito Paulo Maluf.
Uma comissão formada por técnicos da prefeitura e do governo do Estado decide num prazo máximo de um mês se a proposta será realmente colocada em prática.
Maluf, que havia demonstrado resistência à idéia, disse que prefere não se declarar a favor ou contra a medida até que a comissão chegue a um consenso para "não influenciar os trabalhos".
A fórmula proposta por Feldmann é uma mistura de experiências já realizadas em Santiago (Chile), Milão (Itália), Atenas (Grécia) e Caracas (Venezuela).
Se a restrição de circulação for aprovada, Feldmann pretende dar início ao plano no mês que vem, através de testes semanais.
Ele disse que os motoristas têm que estar bem treinados. "Teremos simulações como as que são feitas nos EUA para terremotos."
Segundo o secretário, para que o plano dê certo é preciso que a população "compre" a idéia.
"Faremos campanhas de conscientização nas escolas para que os filhos incentivem os pais a só usarem os carros quando isso for estritamente necessário", disse.
Caso a proposta não seja aceita pela prefeitura, Feldmann já tem um plano alternativo de controle da poluição para ser discutido.
O plano inclui três medidas básicas: reescalonamento do horário de trabalho, limitação dos horários de carga e descarga de caminhões e proibição da circulação de veículos pesados em ruas estreitas.
Todas as medidas visam restringir o número de veículos nas ruas para diminuir os engarrafamentos e reduzir a emissão de CO (monóxido de carbono) na atmosfera.
Em São Paulo, os carros são responsáveis por 90% da emissão de CO, o principal fator de poluição do ar. As indústrias e usinas incineradoras de lixo também lançam o monóxido de carbono no ar.

Texto Anterior: Morador da zona sul reclama contra atraso dos Correios
Próximo Texto: Veículo em marcha lenta polui duas vezes mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.