São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Weffort pede lobby de secretários para ampliar receita

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O ministro da Cultura, Francisco Weffort, pediu aos secretários estaduais de Cultura, reunidos ontem em Fortaleza na abertura do Fórum Nacional, que façam lobby para aumentar o orçamento de seu ministério.
Segundo Weffort, a apresentação de projetos ao ministério "é a melhor estratégia" para ampliar a participação da Cultura no Orçamento da União.
"O pessoal do Ministério do Planejamento disse que o nosso orçamento era baixo porque não apresentávamos projetos. Então, o desafio para vocês secretários é apresentá-los", disse o ministro em seu discurso.
Weffort afirmou que tem o apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso na sua meta de triplicar o orçamento do Ministério da Cultura, que atualmente é de R$ 104 milhões.
Segundo Weffort, 90% dos projetos culturais apresentados ao ministério são produzidos nos Estados da região Sudeste. O percentual do Nordeste é de apenas 1%.
Weffort considerou um "paradoxo" o fato de os governos instalados após a abertura democrática investirem menos em cultura que os governos do período do regime militar.
Segundo o presidente do Fórum dos Secretários Estaduais de Cultura, José Tito Lindoso, o orçamento atual do Ministério da Cultura equivale a 10% do destinado ao setor no último ano do governo do presidente João Baptista Figueredo (1979-1985).

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Editora indígena aposta em esoterismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.