São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Português e espanhol; No condicional; Fantasma ideológico; Superexposição; A conferir; Harmonia dos Poderes; Marcando território; Passando o chapéu; Plantão

Português e espanhol
Não ficará só na carta já enviada a Clinton a pressão de FHC por ajuda americana. Baseado em relatório preparado por Malan e Pérsio Arida, o presidente vai enumerar, durante a visita aos EUA, as diferenças entre Brasil e México.

No condicional
A Clinton, FHC dirá que, apesar das diferenças entre os dois países, o Brasil pode vir a enfrentar uma crise como a mexicana. Isto se o governo dos EUA não ajudar a impedir a saída de capital estrangeiro do país, por exemplo.

Fantasma ideológico
A principal consequência de um eventual efeito dominó envolvendo México, Argentina e Brasil -a ser destacada por FHC- seria o ressurgimento da esquerda nacionalista no continente, diante do fracasso das reformas econômicas.

Superexposição
Por idéia dos publicitários que trabalharam na sua campanha eleitoral, FHC quase fez mais um pronunciamento de TV esta semana. Várias datas chegaram a ser estudadas, mas, no final, o presidente preferiu ficar fora do vídeo.

A conferir
PC não passou o feriado sozinho. Os filhos Paulo e Ingrid, em férias em Maceió, almoçaram com ele na cadeia. Ambos regressam em breve para a Suíça e só voltam em quatro meses, quando PC lhes prometeu que já estará livre.

Harmonia dos Poderes
Após cinco gols (dois por baixo das pernas) sofridos contra os deputados, o goleiro e secretário-executivo da Justiça, Milton Seligman, recebeu ligação do presidente da Câmara, Luís Eduardo. Queria agradecer em nome da Casa.

Marcando território
Há cem dias na Secretaria Geral da Presidência, Eduardo Jorge já não desfruta da mesma simpatia entre ministros dos tempos em que era só assessor de FHC. Vários têm reclamado de ingerências do colega de governo em suas áreas.

Passando o chapéu
O ministro Paulo Renato vai a São Paulo dia 21 para encontros com dirigentes da Força Sindical e da Fiesp. Aos empresários, pedirá doações de equipamentos para o projeto de educação à distância, como já fez em outros Estados.

Plantão
Na Câmara, o único gabinete que deu expediente ontem foi o de Arlindo Chinaglia (PT-SP). A assessoria preparava mais munição contra o contrato do Sivam.

TIROTEIO
De José Genoino (PT-SP), sobre as derrotas do governo no Congresso:
- O governo conseguiu o que queria: o plenário está cheio todo dia. Só que agora o Planalto não sabe o que fazer com isto.

Texto Anterior: Fora de jogo; Controle americano; Pressão financeira; Espeto de pau; Sempre cabe mais um; Palmo a palmo; Mercado; Pé na estrada; Cascão
Próximo Texto: "El dedito"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.