São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja tem 10 milhões de fiéis em 38 países

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Dezoito anos depois de fundar a Igreja Universal, o bispo Edir Macedo conseguiu uma façanha capaz de causar inveja a muitos empresários: expandiu seus domínios para 38 países em quatro continentes.
Se fosse uma empresa, a Universal seria certamente a multinacional brasileira com maior número de filiais no exterior. A igreja calcula que tem cerca de 10 milhões de seguidores em todo o mundo. Mas quer muito mais.
"Não estamos crescendo no Brasil como gostaríamos", diz o bispo Carlos Rodrigues, responsável pela orientação política da igreja. Em sua avaliação, o trabalho da Universal já poderia ter transformado o Brasil em uma "nação evangélica".
Ele acha "uma vergonha" o número de 10 milhões de fiéis. "Jesus pregou apenas três anos e atingiu o mundo. Nós estamos muito aquém dos ideais de Jesus."
E o mundo é o ideal da Universal. "Nosso objetivo é pregar o Evangelho a toda a criatura e ganhar o máximo de almas para o reino de Deus", diz Rodrigues.
Os Estados Unidos foram o primeiro país em que Macedo fundou sua igreja depois do Brasil, há dez anos. Hoje a Universal está em doze Estados norte-americanos. Só em Nova York, há quatro templos.
A igreja está em expansão na África. Tem templos em Moçambique, Angola, África do Sul, Quênia e Malawi (ver quadro) e planeja se instalar na Zâmbia.
Em Moçambique, é dona da primeira estação de rádio privada do país, a "Miramar", uma FM que atinge 60% do território do país.
Em Portugal, a igreja prega por 23 rádios, já fundou cerca de 50 templos e um partido político. O Partido da Gente pretende eleger de 10 a 12 dos 230 deputados do Parlamento português.
Em 98, a Universal pretende começar sua expansão na Ásia, começando pelas Filipinas.
(CT)

Texto Anterior: Projeto inclui anticoncepção
Próximo Texto: Meta é eleger 200 vereadores no ano que vem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.