São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
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Grupo amplia seus meios de comunicação

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A expansão da Igreja Universal é acompanhada pelo aumento do número de meios de comunicação ligados à igreja.
O lance mais ousado desse movimento foi a compra da Rede Record de televisão, em 89. A concessão só foi transferida formalmente para o grupo liderado por Edir Macedo em março de 94.
Durante esse período, a transferência da rede foi objeto de inquérito da Polícia Federal, que suspeitava de fraude cambial e sonegação de impostos. As investigações não comprovaram as suspeitas.
A igreja também tem um jornal semanal, a "Folha Universal", com tiragem que varia entre 500 mil e 700 mil exemplares.
A intenção é substituir os jornais da grande imprensa. Parte da "Folha Universal" relata atividades da igreja, supostos milagres e conversões e traz artigos do bispo Edir Macedo. O restante do jornal publica reportagens sobre saúde, esporte e beleza. Há até coluna social e uma seção infantil.
Outra característica da "Folha Universal" são os anúncios na parte inferior das páginas.
Em maio, a Universal colocará no mercado a revista "Plenitude", dedicada a assuntos religiosos. O bispo Calos Rodrigues diz que o próximo passo será o lançamento de um jornal popular em São Paulo, dentro de três anos.
A Universal também é ligada a cerca de 20 rádios em todo o país e costuma alugar horários em outras rádios comerciais.
Mas o maior trunfo dessa estrutura, a TV Record, está decidida a desvincular sua imagem da igreja. O bispo João Batista Ramos da Silva, que dirige a rede, diz que a Record investirá em jornalismo. O objetivo é tentar chegar ao terceiro lugar em audiência, atrás apenas da Rede Globo e do SBT.
(CT)

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