São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é o desmonte hidráulico

DA REPORTAGEM LOCAL

A extração de areia por desmonte hidráulico retira a terra da encosta dos morros com jatos de água.
A terra se mistura à água e se transforma em lama. A lama é transportada por canos até tanques.
Nestes tanques, normalmente piscinas naturais formadas na própria escavação, a lama é misturada com água limpa. A terra é "lavada" até que a areia própria para construção seja separada.
Em geral, são usados dois tanques para realizar uma separação seletiva por decantação dos materiais mais pesados -no primeiro- e dos mais leves -no segundo.
Após a separação dos materiais, é feito um novo jateamento de água no último tanque e é realizado o bombeamento do material até os silos onde a areia é armazenada.
O "rejeito", constituído por silte e argila, é armazenado em reservatórios. Com a decantação desses dois minérios, é processada também a clarificação da água de lavagem.
A água retorna ao sistema e é reaproveitada na operação.
Além da areia, este método permite a separação de outros produtos, presentes na terra retirada dos morros. Alguns destes subprodutos, como certos tipos de argila, podem ser vendidos. Outros são tratados como "rejeito" e deixados de lado pelos mineradores.
A extração é bastante rudimentar. Os motores usados para movimentar os jatos de água têm até 20 anos de uso.

Texto Anterior: Método usado para retirada destrói morros
Próximo Texto: 90% dos portos são irregulares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.