São Paulo, sábado, 15 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irlanda do Norte acha arsenal de unionistas

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

A RUC, polícia da Irlanda do Norte, descobriu ontem próximo a Belfast (capital) uma casa que estaria sendo utilizada como fábrica de armamentos para grupos paramilitares unionistas.
Três pessoas foram presas na maior apreensão de armas na região desde o anúncio do cessar-fogo do IRA (Exército Republicano Irlandês), em agosto de 1994.
Foram apreendidas cerca de 40 armas, a maioria rifles e metralhadoras. Segundo a polícia, elas eram fornecidas para a UVF (Força Voluntária do Ulster), adversária do IRA na guerrilha mantida na Irlanda do Norte desde 1969.
A UVF e outros grupos unionistas defendem a manutenção da Irlanda do Norte dentro do Reino Unido. O IRA quer a separação.
O IRA divulgou comunicado de Páscoa em que compromete-se com o processo de paz na região.
Apesar de não fazer nenhuma ameaça de retorno da violência, o grupo disse que continua unido e determinado no objetivo de conseguir a unificação da Irlanda. (RS)

Texto Anterior: Mandela volta a demitir Winnie
Próximo Texto: Mitterrand defende em entrevista as grandes obras de seu governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.