São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacheco rege celebração no Memorial

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Concerto: Orquestra Sinfônica do Estado e Coral Sinfônico do Estado
Onde: Memorial da América Latina
(av. Mário de Andrade, 664, tel. 011/823-9611)
Entrada: franca

A Orquestra Sinfônica Estadual e o Coral Sinfônico do Estado apresentam hoje, às 21h, no Memorial da América Latina, a obra "A Grande Páscoa Russa", de Rimsky-Korsakov (1844-1908).
A obra de Rimsky-Korsakov, um dos maiores expoentes da música romântica russa, foi escolhida especialmente para comemorar este domingo de Páscoa.
Integram também o programa o "Concerto Brandemburguês nº 3 em Sol Maior BWV 1048" e a Cantata nº 4 "Christ Lag in Todesbanden", obras compostas por Bach, e "Sinfonia de Orfeo", de Monteverdi. A regência estará a cargo do maestro Diogo Pacheco.
A abertura do programa, "A Grande Páscoa Russa op. 36", data de 1888, período em que
Rimsky-Korsakov desenvolveu seus métodos de orquestração, atingindo seu grau máximo exatamente nesta obra. Nela, o compositor relembra as velhas canções de monges ortodoxos do convento de Tikhvin, onde passou sua infância.
Por outro lado, estão presentes também em "A Grande Páscoa Russa" a pompa das grandiosas cerimônias religiosas e pascais da Igreja Ortodoxa, com toda sua exuberância e cerimonial.
A obra, que começa a citar pequenas canções religiosas profundamente místicas, desenvolve-se até atingir um majestoso "Ressurrexit", calcado no Evangelho de São Marcos.
A partitura de "A Grande Páscoa Russa" inclui também sinos russos da Igreja Ortodoxa (como Tchaikovsky já havia feito).
A Cantata nº 4 "Christ Lag in Todesbanden" (Cristo Repousa nos Braços da Morte) foi criada
pelo compositor alemão por Bach (1685-1750) para o segundo dia da páscoa luterana.
Já os bem conhecidos "Concertos Brandemburgueses" são obra da juventude de Bach (ele tinha apenas 23 anos quando os compôs), mas já aí se reconhece a marca do gênio.
O terceiro, em sol maior, é um dos mais conhecidos de sua obra. Nele, tanto no primeiro quanto no terceiro movimentos, seu desenvolvimento contrapontístico é excepcional.
A breve cadência para cravo solo que une os dois intrincados movimentos contrapontísticos também é bastante original.

Texto Anterior: CONHEÇA AS OPÇÕES E OS PREÇOS
Próximo Texto: Cisne Negro mostra dois balés na Praça da Paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.