São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraque deve rejeitar plano da ONU, diz porta-voz

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Iraque deve rejeitar plano da ONU, diz porta-voz
O Iraque deve rejeitar o plano das Nações Unidas que lhe permite exportar US$ 2 bilhões de dólares em petróleo para pagar remédios e alimentos, disse ontem o porta-voz do Parlamento iraquiano Saadi Mehdi Saleh.
O país está sob embargo econômico desde 1990, quando invadiu o Kuait. A invasão foi o estopim da Guerra do Golfo contra os EUA e aliados, em 1991, em que mais de 150 mil iraquianos morreram.
Nas ruas da capital, Bagdá, cerca de 5.000 manifestantes protestaram ontem contra a proposta aprovada sexta-feira por unanimidade do Conselho de Segurança da ONU, que permite ao país exportar petróleo limitadamente para pagar auxílio humanitário.
"A voz das massas expressa a atitude iraquiana. É a rejeição da resolução injusta", disse o porta-voz. Segundo o Iraque, a resolução da ONU impede que o embargo econômico seja cancelado definitivamente.
A resolução da ONU depende da aprovação iraquiana para ser colocada em prática.

Texto Anterior: EM RESUMO
Próximo Texto: Trem atinge ônibus no Egito e faz 44 mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.