São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os defeitos do olho; Adaptação; Dura x gelatinosa

CLÁUDIA GONÇALVES

Os defeitos do olho
Miopia: dificuldade em enxergar objetos distantes
Hipermetropia: dificuldade em enxergar objetos próximos.
Astigmatismo: alteração na córnea que leva à formação de imagens pouco nítidas ou desfocadas.
Presbiopia ou vista cansada: perda da elasticidade do cristalino (espécie de lente existente atrás da pupila), que dificulta a visão de objetos próximos.

Adaptação
Para que as lentes caiam como uma luva sobre a córnea é fundamental que a adaptação seja feita no consultório do médico. "A adaptação feita em óticas, apesar de legal, é grosseira", avisa o oftalmologista Ricardo Lewinski, 37. Segundo ele, uma lente mal colocada pode causar consequente perda de visão. Em casos graves, só um transplante de córnea pode devolver a visão perfeita.

Dura x gelatinosa
Segundo Lewinski, a pessoa pode optar por qualquer um dos dois tipos de lente, dependendo da estrutura ocular, do grau e do tipo de correção. Para prática esportiva, a mais indicada é a gelatinosa, pois não salta dos olhos ao primeiro movimento brusco. A gelatinosa, em compensação, é a campeã em provocar reações alérgicas. Mas o período de adaptação às lentes duras geralmente é mais difícil e demorado.

Texto Anterior: Veja e jogue fora
Próximo Texto: O ácido dos 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.