São Paulo, domingo, 16 de abril de 1995
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CARTAS

"Na edição de 22 de fevereiro foi publicada uma reportagem sobre o aumento de preço nos carros populares. Dizia: 'quem comprou um Uno Mille e está na fila de espera vai pagar metade do reajuste. A primeira parcela, correspondente a 50% do valor do carro e paga no momento da compra, está isenta'. Por coincidência, no dia seguinte, fui efetuar o pagamento dos 50% restantes na concessionária Eurobarra e o valor do carro foi faturado com 100% de aumento. No contrato assinado com a revenda está especificado que em caso de aumento de impostos o repasse é integral. Gostaria de saber a origem da informação constante na reportagem."
(Ricardo Eunapio da Conceição - Niterói, RJ)
A Fiat informou que as pessoas que se inscreveram até o dia 31 de outubro terão metade do índice repassado. A partir de 1º de novembro, o repasse é integral. Quem pagou a mais deve entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente, pelo telefone (0800) 14-5878, para solicitar a devolução do dinheiro.

"Fiquei sabendo que o caderno publicou no ano passado uma reportagem referente a pintura em carros, feita com uma minipistola, para pequenos arranhões. Gostaria de saber o endereço dessas oficinas."
(Antonio Carlos - Santos, SP)
As oficinas citadas na reportagem, publicada pelo caderno Autofolha (circula apenas na Grande São Paulo), foram: Esteticar - av. José Maria Whitaker, 1.100, Indianópolis, SP, tel. (011) 276-7350; Mecânica de Vidros - r. Clélia, 244, Lapa, SP, tel. (011) 872-4771 e O Riscologista - r. João Faustino, 325, Santo Amaro, SP, tel. (011) 541-7459. Elas retocam a pintura apenas nas áreas danificadas da lataria.

"Comprei um Vectra GLS 94, em novembro de 1993. O carro vem apresentando problemas de barulho na embreagem, suspensão traseira e direção hidráulica. Estou tentando sanar os inconvenientes desde junho do ano passado, através do serviço de atendimento ao cliente da Chevrolet, sem sucesso. Solicito orientação de como proceder, já que a revenda não tem interesse em fazer a troca por um modelo zero km."
(Marcelino Martiniano Santos - Maceió, AL)
Segundo a General Motors, estava programada para a primeira quinzena de abril a inspeção do carro por um técnico especializado. A empresa declara que o cliente foi contatado e informou que, com a troca da caixa de câmbio, parte das anomalias foi sanada.

"Desde o dia 30 de janeiro meu Gol CL 1.6 94 está com o motor desmontado no pátio da revenda Biguaçu, aguardando reparo. A concessionária e a montadora dizem que não têm as peças em estoque para reposição. Preciso de uma solução para o problema, já que esse é o único automóvel que eu tenho e trabalho no período noturno."
(Marcelo Gonçalves - São Paulo, SP)
A Volkswagen informou que o veículo foi devidamente reparado e entregue ao cliente e esclareceu que houve demora na solução dos problemas em razão da momentânea falta de componentes para a reparação do motor do Gol.

"Logo após o lançamento do Corsa Wind 1.0, o presidente da Chevrolet veio a público pedir para que o interessado na aquisição do veículo não pagasse ágio, pois a produção do mesmo seria aumentada gradualmente até suprir definitivamente o mercado. Desde o seu lançamento não se encontra o modelo nas revendas. Além disso, elas não aceitam reservas, sinal e não estabelecem lista de espera ou qualquer outro tipo de compromisso com o cliente. Gostaria de protestar contra o jogo das concessionárias que repassam os carros para as lojas independentes. Com isso, o interessado em adquirir esse modelo é obrigado a pagar o preço estipulado com acréscimos absurdos."
(Carlos Alberto Viana - São Paulo, SP)
A General Motors informa que, em função da alta demanda de mercado, há dificuldade para atender o elevado número de pedidos do Corsa. Segundo a empresa, diversas ações já foram tomadas para adequação da sua capacidade de produção, dentro do menor prazo possível, a fim de atender às necessidades desse segmento de mercado.

"Meu pai tem uma Saveiro a diesel, que teve o motor fundido no final do ano passado. Levamos o cabeçote a várias retíficas, sem sucesso. Os mecânicos diziam que não tinham a peça para vender. Gostaria que a Volkswagen voltasse a fabricar os cabeçotes e as bombas injetoras, para a Kombi e a Saveiro. Se for possível, gostaria também de receber o manual da Saveiro 84/85."
(Marcelo de Barros - São Paulo, SP)
Segundo a Volkswagen, a Saveiro nunca foi fabricada com motor a diesel. As bombas injetoras utilizadas nesse tipo de motor eram produzidas pela Bosch. A VW não dispõe do manual solicitado.

"No final do ano foi publicada nos principais jornais propaganda da Fiat agradecendo a preferência do consumidor por torná-la a maior fabricante de automóveis do país. Nos primeiros dias do mês de março foi veiculada propaganda paga pela Volkswagen dizendo que a mesma foi a empresa que mais vendeu em 94. Gostaria de saber qual das duas montadoras está fazendo propaganda enganosa."
(Carlos Mediano - São Paulo, SP)
Nenhuma. Segundo dados fornecidos pela Anfavea, entidade que reúne as montadoras nacionais, a Fiat foi a empresa que mais produziu automóveis (carros) no país, em 94 (425.375, contra 415.950 da VW). Já a Volkswagen foi a empresa que mais produziu veículos -a categoria inclui automóveis, caminhões, ônibus e comerciais leves- no país. Foram produzidos pela Volkswagen 508.502 veículos, contra 499.493 veículos da Fiat.

"Gostaria de expressar o meu apoio à sensacional idéia do leitor Wagner José Sanches, que sugeriu que a Folha lance fascículos semanais sobre automóveis."
(Rodrigo Carvalho Viana - São Paulo, SP)
Sua carta foi encaminhada ao departamento responsável por novos fascículos da Folha.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER
Envie sua carta, para Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas através desta seção.

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