São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canadá e União Européia chegam a acordo na "guerra do linguado"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Diplomatas do Canadá e da União Européia chegaram ontem a um acordo sobre as cotas de pesca do linguado da Groenlândia no Atlântico Norte. O acordo foi rejeitado por pescadores espanhóis.
O objetivo do acordo é pôr fim à disputa diplomática conhecida como "guerra do linguado". Pela primeira vez este ano foram impostas cotas para a captura do peixe no Atlântico Norte.
Barcos da Espanha e Portugal, que no ano passado capturaram cerca de 44 mil toneladas, seriam obrigados a ficar com 12% de um total de 27 mil toneladas.
No mês passado, a guarda costeira canadense apreendeu a traineira espanhola Estai, acusada de pesca ilegal, desencadeando a batalha diplomática.
Reunidos em Bruxelas (Bélgica), os diplomatas da UE e do Canadá chegaram ao que representantes espanhóis chamaram de "o melhor acordo diante da perspectiva de ficar sem nenhum": a UE pode capturar mais 5.013 toneladas do peixe este ano.
A partir do ano que vem, Canadá e UE passam, cada um, a ter direito a 41% do total estabelecido por técnicos da Organização de Pesca do Atlântico Norte.
O Canadá, por sua vez, aceitou pagar reparações pela captura da Estai e renunciar a uma lei que permite à sua Marinha capturar barcos estrangeiros em águas internacionais.
Segundo um porta-voz dos pescadores de Vigo (Espanha), o acordo vai acabar com 80% dos 8.000 empregos gerados pela pesca em alto-mar.

Texto Anterior: Israel mata três radicais palestinos
Próximo Texto: Iraque rejeita plano da ONU sobre petróleo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.