São Paulo, terça-feira, 18 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Sistema é ligado ao motor

DA REDAÇÃO

A direção hidráulica é um sistema projetado para diminuir o esforço do motorista em manobras.
Quando o volante é virado, uma pequena bomba é acionada, reduzindo o esforço necessário para esterçar as rodas.
O mecanismo usa parte da potência fornecida pelo motor (está ligado diretamente a ele), provocando queda do desempenho do carro e aumento do consumo.
Vantajoso em manobras de estacionamento, por exemplo, o auxílio hidráulico para a direção pode deixar o volante leve demais em velocidades elevadas. Em manobras bruscas, o motorista pode virar as rodas mais que o necessário.
Sistemas mais eficientes (chamados progressivos) resolvem ou amenizam o problema endurecendo a direção conforme aumenta a velocidade do carro -na verdade, diminuem o auxílio.
Carros mais leves tendem a exigir menos força do motorista para virar o volante. É o caso, por exemplo, do Fusca, que tem maior concentração de peso na traseira.
Em alguns carros sem assistência hidráulica, são usadas caixas de direção em que é preciso dar mais voltas com o volante.

Texto Anterior: Veja quanto custa instalar kit de direção hidráulica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.