São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Word 6.0' tem banco de dados prático

EDSON FURMANKIEWICZ
COORDENADOR DO CPD DO BANCO DE DADOS

Quem tem "Word 6.0" pode usar seus recursos de banco de dados para fazer uma mala direta de maneira simples e rápida, mesmo sem saber o que é um programa de banco de dados (que arquiva e tem sistema para consulta de informações).
Uma mala direta (lista de endereços para envio de cartas) inclui modelos de cartas, catálogos de produtos e envelopes ou etiquetas de endereçamento.
Portanto, antes de se aventurar no aprendizado de programas mais específicos, como "Access", "dBase", "Paradox" e outros, experimente as dicas abaixo. Elas são úteis para secretárias ou escritores que só sabem usar esse editor de texto, especialmente quando aconselhados a adotar programas "pesados", com os quais não têm nenhuma intimidade.
O primeiro passo é a obtenção dos dados.
Se você não tiver os dados digitados, abra um novo documento e insira uma tabela com, pelo menos, dez colunas por 20 linhas, usando o comando Inserir Tabela (Alt T+I) no menu Tabela.
Dica: você pode usar o Assistente de Tabelas para ter um layout mais interessante. O Assistente de Tabelas do "Word" tem dezenas de modelos de tabelas, incluindo tabelas em cores e em 3D.
Digite os nomes dos campos na primeira linha, um em cada coluna. Uma agenda, por exemplo, pode conter os seguintes campos: nome, companhia, cargo, endereço, cidade, estado, código postal, país, telefone e fax.
No menu Exibir, escolha Barra de Ferramentas (Alt X+B) e, na caixa de diálogo que aparece, selecione Banco de Dados.
Surge uma Barra de Ferramentas flutuante, na qual você dará um clique no primeiro botão (Formulário de Dados).
Você verá uma máscara para a tabela, com os campos que escolheu. Agora, pode começar a preencher as linhas da tabela. Essas linhas serão seus registros.
Depois de digitar as informações, seu banco de dados está criado. Você pode usá-lo como uma agenda, com o recurso de uma máscara para pesquisa e atualização.
Dica: se você tiver as informações digitadas, pode importá-las com o comando Inserir Banco de Dados (no menu Inserir).
O "Word" trabalha com os formatos de banco de dados do "Access", "dBase", "Paradox" e "Fox Pro".
Além disso, também pode importar arquivos em formato de texto com delimitadores de campo, isto é, sinais usados como padrão para separar os campos.
Quando você for usar o comando Ajuda para Mala Direta, verá que precisará ter uma origem dos dados para criar seu documento. Você pode criar o banco de dados a partir daí e o "Word" poderá ajudá-lo nisso, fornecendo várias opções de campo.

Texto Anterior: Constituição eletrônica é difícil de consultar
Próximo Texto: Para fazer sua mala direta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.