São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Receita investiga irregularidade

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA

O diretor de importação da Coimex Trading Company, Marcelo do Val, disse ontem que mais de 4.000 carros importados foram liberados no porto de Vitória (ES) um dia antes do aumento da alíquota do Imposto de Importação de 32% para 70%.
No dia 28 de março, a Coimex nacionalizou 2.064 modelos Astra, da General Motors, segundo do Val. O diretor diz que a Atlântida Importadora liberou cerca de 2.000 carros Golf, da Volkswagen.
Os carros, com preço médio de importação de US$ 15 mil, foram liberados com alíquota de 32% de imposto. No dia 29 a alíquota foi elevada para 70%.
A Receita Federal deixou de arrecadar cerca de US$ 22,8 milhões. Há denúncias não comprovadas de que 8.000 carros teriam sido liberados, o que dobraria o prejuízo do Fisco.
A Receita Federal nomeou três comissões para investigar supostas irregularidades na operação realizada pela Coimex e pela Atlântida, subsidária da Cotia Tranding, sediada em São Paulo.
"Não houve má fé. Se soubéssemos do aumento, deixaríamos outros dez mil carros no pátio?", pergunta o diretor da Coimex.
Em São Paulo, a Cotia Trading, da qual a Atlântida é subsidiária, informou que só vai se pronunciar ao final da auditoria.
Em notas publicadas anteontem nos jornais, a empresa afirmava que não procedem as insinuações sobre as supostas irregularidades.

Texto Anterior: Venda de consórcio cai 80%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.