São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israelenses oferecem ajuda na procura de sobreviventes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, enviou hoje uma mensagem ao Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, dizendo-se "profundamente solidário com a dor e a tristeza da população norte-americana". Rabin também ofereceu ajuda de Israel nos esforços para salvamento de vítimas da explosão em um prédio público federal em Oklahoma City.
Rabin qualificou o atentado de "um trágico evento terrorista" e disse que o terror "tem de ser liquidado, antes que possa atacar de novo".
O primeiro-ministro enviou também suas condolências às famílias das vítimas e ofereceu "toda a assistência que o governo e o povo de Israel puderem dar ao governo norte-americano, dada a tão longa e triste experiência que tem desse tipo de acontecimentos".
Especialistas
Israel mandou uma unidade militar especializada em salvamentos para a Argentina, em julho do ano passado, para ajudar nas buscas e resgate de vítimas, depois que uma bomba destruiu um edifício que abrigava as sedes de duas organizações judaicas em Buenos Aires. Morreram 96 pessoas nesse atentado.
Mais de 60 israelenses foram mortos no ano passado em atentados suicidas a bomba, cometidos por militantes das organizações muçulmanas Jihad Islâmica e Hamas.
Ambos os grupos são contrários à paz com Israel e juraram continuar a atacar israelenses até a retirada total dos israelenses dos territórios ocupados durante a Guerra dos Seis Dias em 1967 entre Israel e os países árabes vizinhos Jordânia, Síria e Egito.
No mais recente desses ataques de islâmicos, dois terroristas suicidas do Hamas e da Jihad mataram com bombas sete soldados israelenses e uma mulher norte-americana, há dez dias, em um atentado duplo, na Faixa de Gaza.

Texto Anterior: Secretário da ONU condena "ataque covarde"
Próximo Texto: Bill Clinton promete punir os culpados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.