São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 1995
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Maior embarcação tinha 6 m

TADEU FESSEL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os preparativos para a viagem fluvial entre Piracicaba e Puerto Iguazu não tiveram nenhuma sofisticação.
Os barcos -quatro botes de alumínio de seis metros e uma lancha de fibra ainda menor-, propositalmente pequenos, levaram toda a bagagem e equipamentos.
Os 13 tripulantes (três casais entre eles) tiveram que dividir espaço com roupas, mantimentos e fogões de camping.
Lógico que o transporte se revelou um pouco apertado para uma viagem tão longa, especialmente nos dias de chuva forte.
Uma armação de alumínio (similar àquela utilizada nas barracas de camping), adaptada aos pequenos cascos, proveu sombra e abrigo durante o dia e, numa emergência, podia se transformar em barraca para pernoite.
Os motores de popa de 30 cavalos, compatíveis com o tamanho dos barcos, cumpriram bem sua missão e não apresentaram nenhum problema mecânico, nem durante e nem após a viagem.
Tempestade
Em uma excursão desse tipo, os problemas mais graves são os causados pelas súbitas mudanças meteorológicas.
A tripulação enfrentou duas tempestades violentas: uma em Castilho (700 km a noroeste de São Paulo) e outra em Caiuá (650 km a oeste de São Paulo).
Além disso, os ventos fortes vindos do sul provocam, nos grandes lagos das usinas hidrelétricas e em trechos mais largos do rio Paraná, ondas que as embarcações não têm condições de enfrentar.
Nesses casos foi necessária uma constante avaliação do tempo, pois era indispensável encontrar abrigo com antecedência.
Em Castilho, a tempestade veio de madrugada. Com os barcos bem amarrados e ancorados, a comitiva armou acampamento no alto de um barranco para o pernoite.
Por volta das 3h, com ventos velozes açoitando as barracas e que acabaram por virar um dos botes, a tripulação foi acordada e teve que desvirar o barco rapidamente e no escuro. (TF

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