São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube russo contrata atacantes brasileiros

Empresário exige jogadores negros

ELIANE SILVA
EDITORA DA FOLHA NORDESTE

Dois jogadores profissionais de futebol do Brasil vão estrear na próxima semana em campos russos.
Luiz André da Silva e Mário dos Santos Júnior, ambos com 23 anos, foram contratados por um período inicial de 60 dias para jogar no time do Lokomotiv, de Nizni Novgovod.
Segundo Roberto Vaz do Nascimento, 53, empresário brasileiro que intermediou a contratação, Silva e Júnior são os primeiros brasileiros a jogar como profissionais na Rússia.
O Lokomotiv é um time da primeira divisão, com estrutura semelhante à do Guarani, de Campinas, segundo Vaz. Nizmi Novgovod fica a leste da capital, Moscou, e no regime comunista (1917-1991) era chamada de Górki.
Além da idade, os dois jogadores têm vários pontos em comum. Ambos são negros -condição imposta pelo empresário russo Viatcheslav Alcksen, que participa do negócio.
Eles também nunca viajaram para fora do país, só falam português e não conhecem nada sobre a Rússia ou seu próximo time. Além disso, são atacantes e, como profissionais, só jogaram em times do interior paulista e mineiro.
Sobre a imposição de ser negro, Júnior brinca: "A camisa do time deve ser branca e eles querem negrões para aparecer mais."
Questionados sobre o sistema político russo e o nome do presidente, os dois jogadores respondem: "não sei". "A única coisa que eu sei é que tem muita guerra por lá e faz frio", diz Júnior.
Silva diz que seu maior problema na Rússia deve ser a adaptação. "Meu maior medo é sair na rua e não entender o que as pessoas falam."
Segundo Nascimento, os jogadores vão ser acompanhados todo o tempo por um "babá" (intérprete), inclusive nos treinos.
Nascimento afirma que o contrato dos jogadores vence em 60 dias, mas pode ser prorrogado até outubro. Nesse período, diz Nascimento, eles vão receber entre US$ 4.000,00 e US$ 8.000,00.
Júnior embarca hoje à tarde com o empresário russo. Silva, ainda acertando a documentação, embarca na segunda-feira à noite.
As passagens e estadia dos dois jogadores vão ser pagas pela equipe russa, segundo Nascimento.

Texto Anterior: O zagueiro Fernandes será o único desfalque do Santos no Canindé
Próximo Texto: ANTEONTEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.