São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente aparece mais

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA

De forma involuntária, a tragédia de Oklahoma beneficiou a cobertura da visita de Fernando Henrique Cardoso nos meios de comunicação dos EUA.
A recepção a Fernando Henrique e a entrevista coletiva conjunta foram as únicas aparições públicas do presidente Bill Clinton anteontem.
Jornalistas norte-americanos ansiosos por obter suas opiniões sobre o atentado de Oklahoma City noticiaram os dois acontecimentos.
A cerimônia de boas vindas, por exemplo, foi transmitida ao vivo pela rede de TV de maior audiência no país, a ABC.
Trechos do discurso de Clinton, que começou com referências a Oklahoma, foram reproduzidos em diversos telejornais. A coletiva foi transmitida na íntegra pela rede de TV por cabo CNN. Fernando Henrique também se referiu à explosão em seus pronunciamentos.
Na recepção, Clinton deu aparências de ter se comovido com a ênfase da solidariedade expressada por seu colega brasileiro.
"Eu sei que este é um dia de celebração da amizade de nossos dois países, mas permita-me expressar meu profundo pesar por esse ato selvagem que provocou tantas mortes em Oklahoma City", disse FHC.
O presidente brasileiro também afirmou que "este ato terrorista afeta não só os EUA mas todos nós que acreditamos na paz, na democracia e na liberdade para todos".
O governo Clinton chegou a considerar a possibilidade de cancelar as partes festivas da recepção a Fernando Henrique, mas decidiu mantê-las para demonstrar que ele não se tornará "refém do terrorismo".
(CELS)

Texto Anterior: EM VIAGEM
Próximo Texto: Brasil não tem modelo agressivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.