São Paulo, sábado, 22 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema inspira estilistas e maquiadores

ERIKA PALOMINO

Atitude publica a partir de hoje série de reportagens que apontam as ligações entre a moda e as telas
Atitude publica a partir de hoje, semanalmente aos sábados, uma série de reportagens que relacionam moda e cinema, por conta da comemoração dos 100 anos do cinema.
Não se trata apenas de pretexto. Se moda e cinema nunca houvessem caminhado juntos, desde a última temporada de lançamentos os estilistas se lembraram da indústria cinematrográfica e -claro- também de suas divas.
Nestes desfiles de outono-inverno 95/96 em Nova York, por exemplo, o hype chegou no ponto em que o todo-poderoso da moda americana Ralph Lauren fechou seu desfile com uma modelo recebendo um Oscar, encerrando uma sequência de vestidos de lamê de todas as cores. Quer coisa mais Hollywood que lamê?
Calvin Klein -igualmente poderoso- fez também para este inverno roupas inspiradas na simplicidade dos trajes de Audrey Hepburn e Grace Kelly. Pretinhas, básicas e chiques.
Para o verão europeu, a onda do glamour retrô veio fortemente orientada pela nostalgia do cinema. Galliano olhou para as divas do pós-guerra como Maureen O'Hara e Ava Gardner; Valentino e seu hair-stylist Serge Normant levaram os cabeleireiros do mundo a se lembrar da curva "para dentro" de Veronika Lake. Marilyn Monroe -não poderia faltar- vira musa para a Versus, de Versace.
A linha principal do estilista italiano, por sua vez, força nas semelhanças de visual com Bette Davis e Rita Hayworth, com Linda Evangelista como Marilyn e (adivinhe?) Claudia Schiffer como Brigitte Bardot (leia abaixo). Hayworth e Gardner, mais as "exóticas" como Dolores Del Rio, inspiram tambem o top maquiador Stephane Marais nos looks para Gaultier.
O aval final veio na edição especial dedicada ao cinema criada pela revista "Vogue" francesa, com editoriais de moda na estética de filmes como "Metrópolis" e "A Regra do Jogo".
No Brasil também há homenagens. As divas inspiram estilistas como Fause Haten -em seu desfile no Phytoervas Fashion com participação de Marília Pêra- e Caio da Rocha, que chegou a instalar trilhos e gruas para apresentar sua coleção de inverno. Corra para as lojas. O cinema já está na vitrine.

Texto Anterior: Turnê deve abrir em julho
Próximo Texto: Ex-membro do trio Deee-Lite grava disco com a brasileira Bebel Gilberto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.