São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratamento exige cooperação dos pacientes

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O tratamento das doenças funcionais do aparelho digestivo é lento, difícil e exige uma cooperação intensa por parte do paciente.
É incomum que o tratamento alcance a cura total. Em geral, há uma melhora parcial, com alívio dos sintomas.
A correção dos erros alimentares é a primeira parte do processo. Alimentos que levam a pessoa a desenvolver diarréia, cólicas, "queimação" ou gases devem ser eliminados da dieta.
Segundo o médico Schlioma Zaterka, as restrições são mais frequentes aos alimentos que causam maior fermentação, como doces, refrigerantes, frituras, batata-doce, repolho, couve, couve-flor, feijão, milho e grão-de-bico.
Pessoas que sofrem de obstipação intestinal (prisão de ventre) devem introduzir no cardápio alimentos ricos em resíduos, como arroz, aveia, verduras, frutas com bagaço (laranja), mamão, pêra e ameixa preta.
Corrigir "vícios" auxiliam no tratamento. Pessoas que passam o dia trabalhando na rua devem aprender a respeitar o horário das refeições e os sinais do seu corpo.
Comer bem (sem pressa e em quantidade adequada) e mastigar com cuidado os alimentos são medidas importantes.
Muitas pessoas, mesmo sentindo vontade de evacuar, evitam ir ao banheiro quando estão fora de casa. Esse comportamento prejudica o funcionamento do intestino.
Alguns medicamentos também podem ser usados para aliviar os sintomas. Existem remédios para diminuir as dores, acelerar ou retardar o "trânsito" intestinal e até para reduzir os gases.
Muitos pacientes necessitam de psicoterapia para tentar controlar a conexão que fazem entre as emoções e os sintomas digestivos.
Para Zaterka, sem grande cumplicidade entre médico e paciente, é difícil manter o tratamento.
É comum que os pacientes com doenças funcionais troquem de médico com frequência e não se vinculem aos tratamentos.
(JB)

Texto Anterior: Fim-de-semana ajuda a 'curar'
Próximo Texto: Antropóloga e parteira fazem guia de gravidez; O NÚMERO; A Frase; Ar condicionado central pode provocar doenças; Hemofílicos realizam reunião em São Paulo; Livro orienta mulheres que viraram madrastas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.