São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Althusser

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O filósofo francês Louis Althusser (1918-90) encabeçou no marxismo a corrente estruturalista.
O estruturalismo não definia isoladamente os elementos de um processo -histórico, econômico-, mas apenas privilegiava a relação heterogênea e conflitiva que existiria entre eles.
Althusser acreditava poder dissociar Karl Marx do humanismo (a revolução como um desdobramento da ética social) e do idealismo (vínculos com a dialética de Hegel) que lhe atribuíam.
Elaborou conceitos bastante popularizados nos anos 60, como o de corte epistemológico, que é a passagem do conhecimento ideológico para o científico. Em Marx, dizia Althusser, esse corte ocorre entre os "Manuscritos Econômicos e Filosóficos e "O Capital.
O filósofo também forjou o conceito de AIE (Aparelhos Ideológicos de Estado), a seu ver fontes de produção de discurso ideológico das classes dominantes e que não são pertencem necessariamente -é o caso da mídia- ao organograma funcional do Estado.
Althusser nasceu na Argélia, então território colonial francês, e estudou na Escola Normal Superior, da qual se tornaria professor. Foi militante do Partido Comunista Francês, com o qual discordou frequentemente.
Em 1980, numa crise de depressão, assassinou sua mulher, Helène, e ficou quatro anos internado numa clínica judiciária.
(JBN)

Texto Anterior: Marcos revela ironia ao falar do poder
Próximo Texto: 'México ensina cedo valores burgueses'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.