São Paulo, domingo, 23 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A ritualização do misticismo

JOÃO PEDROSA

Antecipando o "2º Mês Internacional da Fotografia", em maio, o Masp mostra a exposição do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto.
O trabalho de Cravo Neto tem o melhor repertório temático da atualidade: ocultamento, ou até mesmo ocultismo, mistério não revelado, sobrenatural, marcas de acidentes, topografia do objeto humano, fundo místico, alegoria ritual, iconização do sensível e estranhamento.
E a melhor sintaxe fotográfica: elegante e minimalista, que grita em alto e bom som suas qualidades, sem dizer nada, ou muda mesmo.
Cravo Neto tenta uma conexão entre o homem e Deus. Sua cenografia formal, como na figura "Voodoo", ritualiza a religião e o misticismo.
Seu tratamento do objeto humano explora uma topografia sensível como retrato psicológico.
Mario Cravo Neto é considerado no exterior como um dos dez melhores fotógrafos brasileiros da atualidade.
Suas insinuações estético-formais e seu universo conceitual são a própria poética do silêncio.
Mario Cravo Neto - Fotos. Museu de Arte de São Paulo: av. Paulista, 1578, 1º andar, Cerqueira César, região central. Tel. 251-5644. Terça a domingo: 11h/18h. Ingressos: R$ 2 (menores de 15 anos e maiores de 65: grátis). Até 14 de maio.

Texto Anterior: Brinquedos ligam histórias e tribos
Próximo Texto: Uma top loiruda que faz o fuxico!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.