São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeonato tem troca-troca de líderes

MATINAS SUZUKI JR.
EDITOR-EXECUTIVO

Meus amigos, meus inimigos, com a vitória no seu primeiro clássico, contra o Palmeiras, o São Paulo assume temporariamente a liderança isolada do Paulistão.
Digo temporária porque a alternância na cabeceira deste Campeonato Paulista -um dos mais disputados dos últimos tempos- tem sido frequente.

Para se ter uma idéia do sobe-desce nas 18 rodadas, a Portuguesa, que caiu no fim-de-semana para o quinto lugar, foi o time que liderou o torneio por mais tempo até agora: oito rodadas.
(Se participasse da Indy, onde o corredor que fica mais voltas em primeiro recebe bonificação, a Lusa estaria muito bem até esta altura da competição).
A Lusinha ficou cinco semanas consecutivas em primeiro, das oito em que liderou o campeonato. Em cinco, ela também teve a liderança solitária.

O time que mais ficou na liderança, depois da Portuguesa, foi o XV de Piracicaba, que agora está em décimo lugar.
Liderou por quatro rodadas consecutivas de um total de sete em que permaneceu na cabeceira (em três, isoladamente).

O São Paulo, que retoma o primeiro posto, pelo menos até amanhã, tem seis rodadas de liderança, sendo que conseguiu a dianteira, em dois períodos diferentes, por duas rodadas consecutivas.
O tricolor do seu Telê e do artilheiro Bentinho por duas ocasiões também exerceu a liderança de forma solitária.

O Palmeiras, quarto colocado, e o Guarani, sexto, foram líderes, cada um, por duas rodadas consecutivas. O Guarani, em duas rodadas, foi líder isolado. O Palmeiras, em uma.

O Santos, terceiro colocado, esteve na liderança em duas rodadas não sequenciais, sendo que, em uma delas, foi líder isolado.

E, para se ver como as curvas são bastante sinuosas no gráfico das lideranças, o Corinthians, atual vice, só esteve duas vezes (não consecutivas) como ponteiro da tabela.
Na duas ocasiões, teve que dividir a liderança com algum outro time.

Esta análise indica que, até agora, os times com mais constância entre os líderes são a Portuguesa e o São Paulo.

Na tabela vigente até a rodada que se inicia amanhã, apenas três pontos separam o líder do quinto colocado. Uma derrota do líder e uma vitória do quinto recomporão o equilíbrio.

Nove times distanciados por apenas cinco pontos -em sistema que vitória vale três pontos, isto é muito pouco- disputam a sétima colocação:
União, América, Rio Branco, XV, Ferroviária, Bragantino, Juventus, Araçatuba e Novorizontino.

Com tanto equilíbrio, o ponto de bonificação no octogonal valerá ouro.

Texto Anterior: Torcida festeja a chegada de Viola
Próximo Texto: Quem?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.