São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre pianista Don Pullen aos 53 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O pianista de jazz Don Pullen morreu no último sábado em sua casa em East Orange (Estado de Nova Jersey), vítima de um linfoma. Estava com 53 anos de idade. O anúncio foi feito por Don Lucoff, representante da gravadora Blue Note Records.
Pullen começou a tocar piano em igrejas e, depois de ouvir Art Tatun, integrou a vanguarda jazzística dos anos 60. Enriquecia o jazz tradicional com ritmos como o blues e da música antilhana. Costumava ainda tocar com as costas das mãos para ganhar assim novas nuances sonoras.
A partir de 1965, acompanha cantores de rhythm'n blues, como Big Mabelle, Ruth Brown e Arthur Prysock. Em 1973 passa a acompanhar Charles Mingus e, eventualmente, Nina Simone.
Em 1975 Pullen parte para a carreira-solo e grava "O Sexto Sentido", seu trabalho mais conhecido, e três discos com influências de música brasileira. Deixou gravado um novo disco.

Texto Anterior: Biografia traz 'lado negro' de Thomas Mann
Próximo Texto: Fã encontra gravação original dos Beatles na casa de seu avô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.