São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 1995 |
Texto Anterior |
Índice
Kits deixam carros básicos com aparência de esportivos
ROSANGELA DE MOURA
Existem no mercado (veja quadro ao lado) kits com pára-choques, spoilers (prolongamento para a frente do carro) e saias laterais para imitar o Uno Turbo, o Gol GTi e o Corsa GSi, por exemplo. Há também kits para dar a qualquer Opala a aparência do carro em 92, seu último ano de fabricação, quando ganhou pára-choques que recobrem toda a parte dianteira, protetores laterais largos e nova grade. As empresas estão desenvolvendo acessórios para importados, como o Fiat Tipo e os Ford Ranger (picape), Fiesta e Mustang. Há kits até para BMW. Com esses acessórios, que custam R$ 9.000, é possível ter um 325 com aparência do M3, carro que custa quase o dobro (cerca de R$ 136 mil, contra R$ 74 mil). Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, a instalação desses acessórios nas versões populares só muda o visual do carro. Os kits que melhoram a aerodinâmica do carro são indicados para automóveis que andam em alta velocidade, como a versão GSi do Corsa. Nesse caso, os acessórios auxiliam a suspensão e tornam o carro mais estável. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a instalação dos kits não é ilegal, desde que não sejam alteradas suas características originais. O vendedor de carros importados Luciano Caldeira, 27, mandou instalar em seu Corsa Wind -modelo mais barato da linha nacional- peças que dão ao carro a "cara" da versão esportiva GSi. Ele disse que gosta de modificar seus carros, para que eles fiquem diferentes. "A versão popular do Corsa é encontrada em todas as esquinas, já o modelo GSi é muito raro", diz. Texto Anterior: Países do Mercosul mostram autopeças no RS até quinta-feira Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |