São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Homem que lutou na 2ª Guerra é despejado de casa em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Sebastião Alves Monteiro, aposentado e ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), foi despejado ontem pelo Exército da casa onde morava há 25 anos, na cidade-satélite do Cruzeiro, no Distrito Federal.
Na rua, Monteiro queimou uma camisa e uma boina comemorativas de sua participação nos combates na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ele lutou nove meses na Itália contra as forças nazistas. Participava dos desfiles de 7 de setembro até o ano passado.
Anteontem ele havia se negado a desocupar o imóvel, resistindo a um oficial de Justiça e soldados da PM (Polícia Militar). Ontem, a rua foi fechada pela PM às 14h. Às 16h, os vizinhos decidiram tirar os móveis da casa.
Segundo Marilza Monteiro, 28, nora do ex-combatente, a polícia "forçou" a entrada na casa, cercada pelos vizinhos. O major Sergio Mandarino, da PM, diz que não houve uso de força.
Monteiro brigava na Justiça pelo direito de ficar com a casa desde 81, quando se aposentou como agente de portaria do Exército.
Quando recebeu a primeira ordem para sair, em 94, procurou o governo. Seu filho, Francisco Monteiro, teve audiência com o então ministro-chefe da Secretaria de Administração Federal, Romildo Canhim. Diz ter ouvido do ministro que o Exército receberia outro imóvel em troca da casa e que ela seria doada ao ex-combatente.

Texto Anterior: Shopping Butantã amplia área e inaugura mais 23 lojas em maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.