São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A antena parabólica e o inglês do presidente

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

O presidente Fernando Henrique abafou em sua visita aos Estados Unidos. Que importância tem se ele resvalou na mentira ao minimizar as dificuldades encontradas no Congresso? Que diferença faz ele ter garantido, de boca cheia, que as reformas na Constituição serão aprovadas no parlamento, quando toda a torcida do Flamengo mais a Gaviões da Fiel sabem que não é bem assim?
O que importa mesmo é nosso presidente ter desfilado um inglês impecável (e nem tão impecável assim, diga-se) aos ouvidos "Família Buscapé" de seus anfitriões.
O presidente Fernando Henrique fez o maior sucesso em Washington. É mero detalhe o fato de ele ter reforçado a imagem do Brasil como país destoante das economias emergentes, que continua querendo distinguir entre capitais desejáveis e não desejáveis ao berço esplêndido.
Conta mesmo é a bolsa Fullbright, ganha no passado por Fernando Henrique, ter mais prestígio do que a bolsa que levou Bill Clinton à universidade de Oxford, na Inglaterra, como "Rhodes scholar".
Sei, sei. Somos mesmo um país de complexados pé-de-china. Nos gabamos de Fernando Henrique não ter ido de chapéu na mão pedir esmolas ao governo norte-americano. Nossos analistas políticos se esbaldam em comparações. "A erudição de nosso presidente dá de dez na sólida escolaridade de Bill Clinton", parecem gabar-se. Mas ninguém se envergonha de Fernando Henrique não ter apresentado, em sua brilhosa visita, sequer uma proposta concreta aos parceiros do norte.
O governo fundamentalista islâmico do Irã acaba de proibir a antena parabólica. Isso equivale a tentar impor, de um só golpe, a cegueira e a surdez a um país inteiro.
Os curativos que vem sendo aplicados no eleitoreiro Plano Real, na forma de medidas para conter o consumo, lembram a proibição iraniana da antena parabólica.
Continuamos fechados ao mundo, como sempre estivemos. Dificilmente só o inglês impecável (e nem tão impecável assim) do presidente dará jeito nessa triste realidade.

Texto Anterior: O que é a coordenadoria
Próximo Texto: Santo cabresto; Excitante; Exorcismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.