São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Índice

Cesp ganha título brasileiro de basquete

EDGAR ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Cesp ganha título brasileiro de basquete
O Cesp/Rio Claro é o campeão brasileiro de basquete. Superou o Dharma-Yara/Franca na série melhor de cinco jogos da final da Liga Nacional Masculina por 3 a 1.
No confronto decisivo, ontem à noite, no ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (175 km a noroeste de São Paulo), o Cesp ganhou por 105 a 88.
Após o término do jogo, grande número de torcedores (foram vendidos 3.500 ingressos) invadiu a quadra para comemorar.
Apesar da diferença no marcador (17 pontos), o Cesp havia terminado em desvantagem no primeiro tempo por 53 a 51.
O time reagiu durante as finais. Na série de jogos também estava atrás. Recuperou-se após ter perdido o primeiro jogo.
Equipes de ontem: Cesp - Josuel, Luiz Felipe, Billy Law, Rogério, Tonico, Luizão, Álvaro e Waltinho; Dharma - Gema, Charlie, Guerrinha, Fernando Minucci, Janjão, Leon, Cadum e Evandrinho.
O título brasileiro retorna ao domínio do basquete de São Paulo. Na temporada passada, o Pitt-Corinthians, de Santa Cruz do Sul/RS, tinha interrompido uma hegemonia do basquete paulista que já durava duas décadas.
Inicialmente, o torneio era denominado Taça Brasil. A partir da temporada de 89 (a encerrada ontem era relativa a 94) ganhou nova estrutura e virou Liga Nacional.
O Cesp ganhou 32 jogos e perdeu apenas 5 nesta 6ª Liga Nacional. Ostenta agora os títulos de bicampeão paulista e campeão brasileiro.
Vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, na segunda quinzena de junho, em Bucaramanga, na Colômbia.
Esta foi a segunda vez que o time de Rio Claro chegou ao título da Liga Nacional. A primeira aconteceu na temporada de 92.
O Dharma, apesar da derrota na decisão, pode considerar a campanha na Liga como "um sucesso". É que o time, que iniciou suas atividades há apenas cinco temporadas e apenas as três últimas delas atuou na categoria principal, nunca tinha atingido uma decisão.
(Edgard Alves)

Texto Anterior: Corinthians vence o Rio Branco do Acre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.