São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratório químico alemão entra em rede

RODRIGO SIQUEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM ULM

A Universidade de Ulm, na Alemanha, colocou na rede mundial de computadores Internet um laboratório virtual (criado em computador).
O objetivo é ampliar o acesso de pesquisadores aos equipamentos de alta tecnologia disponíveis nos laboratórios de química (reais) da universidade.
O projeto é da firma de biotecnologia Interactiva, de Ulm, em colaboração com a Universidade de Ulm e com a participação da Universidade de São Paulo.
O pesquisador interessado pode se conectar ao laboratório pela World Wide Net, a rede que permite transmitir dados e imagens pela Internet.
Aí, informa as características do material que pretende obter e automaticamente o equipamento adequado recebe as informações, produzindo a substância desejada. O resultado é posteriormente enviado por correio.
Além de criar e encomendar as substâncias, o usuário pode consultar bancos de dados que têm informações sobre formas de uso dos produtos.
O próximo estágio do projeto será permitir ao usuário monitorar o processo de fabricação, observando câmeras de vídeo conectadas aos equipamentos.
A vantagem ecológica é que a matéria-prima é manipulada em laboratórios que garantem o respeito ao padrão alemão de proteção ambiental e segurança de trabalho.
Além disso, os produtos químicos altamente tóxicos não precisam mais de manipulação direta.
Atualmente, o laboratório atua na área de produção em química fina, sintetizando substâncias que são posteriormente utilizados para criar vacinas, proteínas, descobrir doenças, testar o sistema imunológico de pessoas e até para testes de paternidade.
Os principais usuários do serviço são instituições de pesquisa, médicos, biólogos e indústrias de medicina farmacêutica e de biotecnologia em geral.

Texto Anterior: CD inclui até jogo de truco
Próximo Texto: Saiba entrar na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.