São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça programas para ter na estante

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem está interessado em montar biblioteca em casa ou no escritório já pode substituir o papel e eventuais traças por programas em CD-ROM (disco que armazena textos, fotos e imagens de vídeo e só pode ser lido pelo computador) ou disquetes (que armazenam os programas).
Os programas básicos que devem fazer parte da sua estante estão diretamente ligados ao tipo de atividade que você exerce (leia textos nesta página).
Um programa que já virou consenso de qualquer usuário de computador é o processador de textos. Com esse produto, você pode escrever textos e dispensar de vez a máquina de escrever.
O processador de textos traz vários recursos que dão agilidade, entre eles a possibilidade de trocar parágrafos de lugar ou sublinhar frases.
O melhor editor de textos é aquele que o seu dinheiro pode pagar. Todos fazem a mesma coisa, permitem editar textos.
Outro programa indicado para quem escreve é um dicionário de português. O "Aurélio Eletrônico" é a única opção no mercado e traz 130 mil verbetes em português. A consulta eletrônica é muito mais rápida que a impressa.
O preço pode ser um obstáculo, uma vez que a versão eletrônica sai por R$ 170 e o dicionário em papel custa em média R$ 70.
Um corretor ortográfico é ferramenta obrigatória para quem trabalha com textos. Ajuda sempre a corrigir erros de digitação, apontando falhas de ortografia e mostrando qual é a forma correta de grafar uma palavra.
Quem trabalha com cálculos deve ter uma planilha eletrônica. Esse programa é ideal para a criação de gráficos, pois registra colunas e linhas para acrescentar números. Há também programas específicos para controle de finanças.
Os estudantes de escolas de primeiro e segundo graus e de universidades encontram produtos para todos os fins. Há desde programas que ajudam a estudar matemática e português até ciência.
Para consultar sobre temas específicos, há as enciclopédias em CD-ROM. Ainda estão em inglês, mas são uma boa opção de programas de referência, com textos, sons e imagens.

Texto Anterior: Dicas ajudam a achar arquivos perdidos
Próximo Texto: 'Informatização dá rapidez a trabalho'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.