São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Continente faz poucas restrições a turistas

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Possuir cartão de crédito internacional, cerca de US$ 2 mil na carteira, passagem de volta e reserva em hotéis. Esses são os requisitos básicos do turista brasileiro com ótimas chances de passar sem problemas pelas alfândegas da Europa Ocidental.
Porém, mesmo estando de posse de todos esses itens, alguns brasileiros correm o risco de serem barrados nos aeroportos.
Exemplo disso acontece na Itália. Temendo o crescimento no número de travestis e prostitutas brasileiros em seu território, a polícia italiana é rigorosa na entrevista com mulheres e homossexuais que viajem desacompanhados.
Caso não consiga comprovar sua situação de turista, esse viajante pode engrossar a fila dos cerca de dez brasileiros que são expulsos mensalmente do país, segundo dados do Consulado da Itália em São Paulo.
Mesmo sem reconhecer oficialmente, alguns consulados e embaixadas dão dicas extra-oficiais aos viajantes brasileiros.
Estar bem-vestido, carregar um volume de bagagem condizente com o período que pretende passar no país e não aparentar nervosismo são posturas que não livram o turista brasileiro de uma revista, mas ajudam muito.
A frustração de um sonho de viagem pelos países da Europa Ocidental pode começar no Brasil. Se a França fizer parte do roteiro de viagem, o turista brasileiro é obrigado a correr atrás do visto.
Depois de um período em que chegou a mandar de volta para o Brasil aviões lotados de viajantes, Portugal é hoje o país europeu que faz o menor número de exigências ao turista brasileiro.
Suíça, Alemanha e Reino Unido também permitem trânsito relativamente fácil para o brasileiro que não apresente suspeitas de ser traficante ou imigrante ilegal.

LEIA MAIS
Sobre o trânsito de brasileiros na Europa nas págs. 6-23 e 6-24.

Texto Anterior: STB tem curso de música em Nova York; Aprenda a dançar nas escolas americanas; Homossexuais têm um roteiro em Israel; Nascimento oferece revista sobre o Caribe; Transamérica instala 'garçom eletrônico'; TVA estréia sistema em hotel do WTC
Próximo Texto: Passaporte não basta para circular pelo país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.