São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 1995
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Carros antigos que participam de rali de 16 mil km chegam à cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinquenta e nove carros antigos que participam de um Rali entre Londres e Acapulco, no México, desembarcaram ontem em São Paulo, vindos de Lisboa, em Portugal. O Rali percorre 16 mil km, em 18 países diferentes.
O evento é uma reedição de um Rali organizado em 1970 pelo jornal londrino 'Daily Mirror', em comemoração à Copa do Mundo de futebol, realizada naquele ano no México. O Rali terminou na Cidade do México no dia do início da Copa.
A largada do Rali daquele ano foi dada dentro do estádio de Wembley, em Londres, o maior estádio de futebol da Inglaterra. Bobby Moore, então capitão da seleção inglesa, foi escolhido para dar o tiro de largada.
Segundo Nick Brittan, organizador da edição deste ano do Rali, muitos dos competidores da primeira competição estão participando novamente. "Entre eles, estão o finlandês Hannu Mikkola e o sueco Gunnar Palm, vencedores da competição em 70 e líderes deste ano até o momento", afirma.
A dupla compete este ano com o mesmo carro com que foram campeões em 70, um Ford Escort. Após vencer o Rali Londres-México em 70, Mikkola se tornou campeão mundial de Rali, em 1983.
Além de Mikkola e Palm, outros quatro competidores participam pela segunda vez do Rali.
Outra estrela entre os competidores é o suíço Clay Regazzoni. Ex-piloto de Fórmula-1, Regazzoni ficou paraplégico (não consegue mexer as pernas) após um grave acidente, durante um Grande Prêmio disputado nos Estados Unidos, na década de 70.
O carro de Regazzoni, um Mercedes 300 SEL, é adaptado, com todos os controles manuais.
O Rali deste ano é disputado apenas por carros fabricados antes de 1970. "Alguns carros são os mesmos que correram em no Rali daquele ano", afirma Brittan.
Alguns carros que participam do evento são verdadeiras relíquias, chegando a custar mais de R$ 70 mil. O carro mais antigo que participa do Rali é um Chrysler de 1929, dirigido pelo inglês Bill Ainscough.
Segundo Anderson Nobre, 54, presidente da Confederação Brasileira e da Comissão Sul-Americana de Rali e um dos organizadores das etapas brasileiras, este é o maior Rali do mundo em extensão. "Maior até que o famoso Rali Paris-Dacar", afirma.
O Rali Londres-México é uma competição de velocidade. Segundo Nobre, a diferença entre este tipo e o Rali tradicional é a contagem de tempo, realizada somente em trechos escolhidos, de cerca de 30 km. O competidor perde pontos se não chegar ao início do trecho na hora previamente determinada.
Os trechos das estradas escolhidos para tomada de tempo são fechados para o trânsito durante a passagem dos competidores. "Esta modalidade é muito pouco difundida no Brasil", afirma Nobre.
Roteiro
O Rali Londres-México deste ano começou no dia 22 de abril. Chegou em Lisboa depois de quatro dias percorrendo cidades na Inglaterra, França, Espanha e Portugal. De Lisboa, os 118 competidores embarcaram em um vôo que chegou ontem pela manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O reinício do Rali seria dado hoje, às 8h, da garagem do hotel onde os pilotos se hospedaram, no Morumbi (zona oeste de São Paulo). Os pilotos seguiriam para Londrina, no Paraná.

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