São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 1995
Próximo Texto | Índice

Judeus mortos

NELSON ASCHER
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O povo judeu foi um dos que mais sofreu na guerra.
Iugoslavos e poloneses, por exemplo, perderam cerca de 10% da sua população -cerca de 1,5 milhão e 3 milhões de pessoas, respectivamente.
A União Soviética diz que 20 milhões de russos morreram.
Mas é difícil dizer exatamente como foram essas mortes. Muitos eram soldados e morreram lutando, com armas nas mãos.
A maioria dos judeus mortos não eram soldados. Eram homens, mulheres, velhos e crianças, mandados de várias partes do mundo e da Europa ocupada ou aliada dos nazistas, para serem assassinados.
No começo, eles foram fuzilados ou metralhados em massa por grupos especiais de alemães -e de lituanos, romenos, ucranianos etc.
Depois, foram assassinados em grupos enormes, em lugares construídos para isso, os campos de concentração e extermínio, como Auschwitz, Buchenwald, Bergen-Belsen e Treblinka.
Neles, centenas de milhares de pessoas eram trancadas em uma espécie de salão -câmaras de gás- onde eram mortos com gás venenoso.
Seus corpos eram depois queimados em imensos fornos crematórios e viravam cinza. Dois terços dos judeus europeus, cerca de 6 milhões, morreram dessa forma.

Próximo Texto: Maior guerra do mundo acabou há 50 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.