São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que foi o 'Dia D'

Em junho de 1941, a Alemanha atacou a União Soviética (URSS). Pega de surpresa por causa dos erros de seu ditador, Josef Stálin, a URSS sofreu derrotas até conseguir parar os alemães às portas de Moscou, sua capital.
Seguiram-se quatro anos de guerra feroz e cruel em todas as frentes. Até que os alemães foram empurrados de volta para seu país.
O fim dos alemães começou em 6 de junho de 1944, no "Dia D", Dia da Decisão.
Nesse dia, os aliados -britânicos e norte-americanos principalmente, mas também franceses, canadenses e poloneses- realizaram, nas praias da Normandia, na França, uma gigantesca operação aeronaval. Foi o maior desembarque de tropas da história.
Essas tropas junto com os russos, lutaram e venceram a Alemanha. Mas a Alemanha, arrasada e destruída, derrotada em todos os lugares, só assinou sua rendição total em 7 de maio de 1945. Eles se entregaram oito dias depois do suicídio de Adolf Hitler. Ele se matou em seu "bunker", um abrigo antiaéreo subterrâneo em Berlim.

Texto Anterior: Primeira derrota
Próximo Texto: EUA e União Soviética saíram vitoriosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.