São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soldados fogem para não morrer na praia

NELSON ASCHER
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

No começo da Segunda Guerra, em 1939, depois que Alemanha e União Soviética invadiram a Polônia, a Inglaterra mandou suas tropas à Escandinávia (Noruega). Os ingleses sabiam que essa era uma posição importante para os alemães.
No ano seguinte, sabendo que cedo ou tarde a guerra com os alemães iria acontecer, os russos tentaram melhorar sua posição militar. Para isso, tomaram parte da Finlândia.
Os finlandeses, um povo 50 vezes menor, resistiram mais de três meses aos russos. E mataram muitos soldados do exército inimigo. Isso deu coragem aos alemães.
A Alemanha ocupou a Noruega, a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica, o Luxemburgo e, numa ação brilhante e rápida, derrotou a França em três semanas. Foi um grande feito militar.
Havia tropas inglesas apoiando os franceses e algumas delas conseguiram se salvar, fugindo de Dunquerque, no litoral da Bélgica, para seu país.
Essa retirada foi importantíssima para os ingleses, pois salvou soldados e oficiais treinados e experientes de seu exército.

Texto Anterior: Ataque à Polônia
Próximo Texto: Primeira derrota
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.