São Paulo, sábado, 29 de abril de 1995
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Nova Operação Descida terá teste amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) testa amanhã pela terceira vez o novo esquema da Operação Descida pelo sistema Anchieta-Imigrantes.
Entre 6h e 12h, a descida para o litoral será feita pelas quatro faixas da via Anchieta. A subida será pelas três faixas da Imigrantes. O esquema é conhecido como 4x3 (quatro faixas de descida e três de subida).
Até as 17h de hoje será mantida a Operação Descida tradicional, que teve início ontem às 16h. Quem vai para o litoral pode se utilizar das três faixas da Imigrantes e das duas faixas da pista sul (descida) da Anchieta.
A subida é feita apenas pelas duas faixas da pista norte da Anchieta. O esquema é chamado 5x2.
A previsão é de que o movimento deve chegar a 150 mil veículos. No feriado da Semana Santa o número foi de 205 mil carros e, em Tiradentes, 132 mil.
Para hoje, o Dersa espera pico entre 8h e 12h. Nesse horário, 6.000 carros devem descer a serra por hora. Ontem, das 20h às 21h, 4.009 veículos passaram pelo sistema Anchieta-Imigrantes.
Segundo o presidente do Dersa, Stanislav Feriancic, 47, ainda não está definido quando a nova Operação Descida (4x3) será implantada definitivamente.
Segundo Feriancic, para facilitar a novo esquema, o Dersa está fazendo modificações no trevo do km 55 da Anchieta -que dá acesso às rodovias Pedro Taques (litoral sul) e Piaçaguera-Guarujá para facilitar o acesso a essas estradas. Também estão sendo feitas mudanças na sinalização da Anchieta.
Três acidentes com caminhões pararam ontem a marginal Tietê. Dois acidentes foram na pista sentido Penha-Lapa, próximo ao Anhembi. Não houve mortos.
O primeiro aconteceu às 13h50, e o segundo, às 14h50. Os dois casos envolviam colisões entre dois caminhões. O congestionamento atingia, até as 18h, 12,5 km de extensão. O terceiro acidente, outra batida entre dois caminhões, aconteceu na pista sentido Lapa-Penha, às 14h15, próximo à ponte do Limão, formando um engarrafamento de 7,5 km.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os congestionamentos foram agravados pelo movimento de veículos que se dirigiam às estradas.

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