São Paulo, sábado, 29 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eclipse pode ser visto de todo o Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Acontece hoje à tarde um eclipse anular do Sol. No fenômeno, a Lua não encobrirá toda a superfície solar, restando um "anel em sua volta (de onde vem o nome).
Segundo Roberto Costa, do IAG (Instituto Astronômico e Geofísico) da USP, esse eclipse é menos importante que o de novembro passado (que foi total), pois não poderá ser fotografada a coroa solar -a parte mais externa do astro.
Serão realizadas apenas observações com radiotelescópios, para estudar os efeitos do Sol na propagação de ondas de rádio.
A superfície encoberta variará de acordo com o local. As capitais mais privilegiadas serão Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Belém (PA), onde a Lua encobrirá 94% do diâmetro solar.
Em São Paulo, o eclipse será parcial. No momento em que ele for máximo, o que vai acontecer às 15h47, o ocultamento do Sol será de 40%.
O período de ocorrência também varia de acordo com o local. Na média, ele começará às 14h30 e irá até às 17h15. Em São Paulo, acontece das 14h25 às 16h57.
É importante não olhar diretamente para o fenômeno, pois os raios do Sol fazem mal aos olhos.
Observe o eclipse através de três camadas de chapas de raio X ou filme fotográfico preto-e-branco velado e revelado.
Outras formas são o uso de filtros fotográficos usados para esse fim (encontrados em lojas especializadas) ou de vidros de soldador (pelo menos número 14).
Mesmo com proteção, observe o eclipse por apenas alguns segundos de cada vez.
Oscar Matsuura, também do IAG, explica que outra forma de observação é a indireta.
Para isso, pode-se usar um pequeno espelho para refletir o eclipse sobre uma superfície branca. A imagem refletida pode ser observada sem riscos aos olhos.

Texto Anterior: García Márquez adapta 'Édipo Rei' ao cinema
Próximo Texto: FHC imita Sarney e cria programa de rádio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.