São Paulo, sábado, 29 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debates sobre Jacques Lacan reúnem mil psicanalistas

PSICANÁLISE/RIO

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Debates em torno do pensamento do psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981) estão reunindo desde ontem no Rio cerca de mil psicanalistas brasileiros e estrangeiros. Entre eles está Jacques-Allain Miller, delegado da Associação Mundial de Psicanálise.
"A Imagem Rainha - As Formas do Imaginário nas Estruturas Clínicas e na Prática Psicanalítica" é o tema do 5º Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.
O Campo Freudiano é uma espécie de rede de associações concebida por Lacan para discutir a psicanálise a partir de suas teorias.
"No pensamento lacaniano, o imaginário é o que Freud chama de narcisismo. Não é algo reduzido apenas à imaginação, mas também é a idéia que se faz do próprio eu", explica Antônio Quinet, 43, presidente do encontro.
O pensamento lacaniano é considerado um dos principais sucessores da orientação de Freud na psicanálise. No encontro -que vai até amanhã no hotel Glória- estão sendo apresentados 180 trabalhos sobre o imaginário lacaniano.
Uma "brincadeira" foi preparada pelos organizadores do evento para o encerramento. Haverá um baile de máscaras domingo à noite no Iate Clube (na Urca, zona sul).
Além do encontro, está sendo criada no Rio a Escola Brasileira de Psicanálise -a quinta em todo o mundo filiada à Associação Mundial de Psicanálise.
A fundação é presidida pela filósofa Judith Miller, filha de Lacan, que veio ao Rio participar do encontro. Com base em seu acervo pessoal, foi montada na Maison de France (centro do Rio) uma exposição com fotos do pai.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Filme resgata pioneiro do cinema mineiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.