São Paulo, sábado, 29 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa visita Trento sob ameaça de anarquistas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia de Trento (norte da Itália) deteve ontem dois jovens militantes de organizações anarquistas que pregavam cartazes mostrando o papa João Paulo 2º com um alvo desenhado sobre o peito e os dizeres "morte ao papa de Roma, Karol Wojtyla, liberticida e tirano".
Todos os cartazes foram apreendidos. O papa João Paulo 2º visita a cidade na fronteira austríaca hoje e amanhã, para comemorar o 450º aniversário da abertura do Concílio de Trento.
Convocado pelo papa Paulo 3º em 1545, o concílio se reuniu até 1563 como reação à Reforma protestante iniciada por Martinho Lutero em 1516, e estabeleceu diretrizes doutrinárias para a Igreja Católica que sobrevivem até hoje.
A imprensa católica italiana disse nos últimos dias que a visita de João Paulo 2º servirá para apagar simbolicamente a condenação católica ao protestantismo.
O papa deverá beatificar João Nepomuceno de Tschiderer, bispo de Trento no início do século 19.

Texto Anterior: Rússia diz ter repelido ataque dos tchetchenos
Próximo Texto: Peru processa ex-presidente García
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.