São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

D. Luciano pode presidir o Celam

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

Atual presidente da CNBB, o arcebispo de Mariana (MG), d. Luciano Mendes de Almeida, 64, será lançado à presidência do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano). A entidade reúne as 22 conferências de bispos da América Latina.
O novo presidente do Celam será escolhido durante a assembléia da entidade que começa amanhã e vai até 6 de maio em Cuautitlan-Izcalli nas próximidades da cidade do México.
A eventual eleição de d. Luciano representaria uma mudança na entidade, dominada, nos últimos anos, por bispos mais "conservadores".
"Houve certo retrocesso no Celam. Gostaria que a entidade tivesse uma posição mais avançada", afirmou, do México, o arcebispo de Fortaleza (CE), d. Aloísio Lorscheider, 70, delegado brasileiro na assembléia. D. Aloísio presidiu o Celam entre 1976 e 1979.
Para d. Aloísio, a eleição de d. Luciano ajudaria a entidade a "recuperar uma posição mais ativa". Segundo o arcebispo de Fortaleza, d. Luciano daria mais equilíbrio ao Celam. "Ele tem uma grande capacidade de unir força contrárias", afirmou.
D. Aloísio, porém, admite a existência de "um certo receio" dos representantes dos países de origem espanhola em relação ao Brasil. "Eles nos acham um pouco imperialistas", disse.
Entre os possíveis adversários de d. Luciano estão o atual presidente do comitê econômico do Celam, d. Oscar Rodríguez Maradiaga, bispo de Tegucigalpa (Honduras), e d. Edmundo Abastoflor Montero, de Potosí (Bolívia).
Segundo o secretário geral do Celam, o brasileiro d. Raymundo Damasceno Assis, a eleição deverá ocorrer na quarta-feira. Assim como na eleição da CNBB, não há formação de chapas para a escolha do presidente, que deve ser eleito por maioria de dois terços.
Além da nova direção, os bispos, de acordo com d. Raymundo, aprovarão recomendações que servirão de base para um plano global da entidade para os próximos quatro anos.
Participarão da assembléia 65 bispos, entre dirigentes do Celam e delegados e presidentes de conferências episcopais.
(FM)

Texto Anterior: Veja o que é a CNBB
Próximo Texto: TV católica inicia transmissões amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.