São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE testa voto eletrônico em plebiscito dia 21

DA REPORTAGEM LOCAL

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) testa no próximo dia 21 o voto eletrônico, preparando a informatização das eleições municipais de 96.
O teste será feito durante plebiscito para emancipação de 11 distritos do Estado. Em três desses plebiscitos, será utilizada a votação eletrônica.
Em vez de preencher a cédula, o eleitor deverá votar através de um microcomputador que trará em sua tela a pergunta: "Deve o distrito ..... ser desmembrado de ........ para ser elevado a município?"
Após ler a pergunta, o eleitor deverá fazer sua escolha no teclado do microcomputador com as seguintes opções: "sim", "não" e "branco". Depois tecla "confirma" ou "corrige".
Os microcomputadores destinados ao teste foram comprados no ano passado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e repassados ao TRE.
Para que ocorra a elevação do distrito a município, é necessário que haja um comparecimento da maioria absoluta dos eleitores daquela área e que a maioria dos votos válidos seja pelo sim. O voto é facultativo.
O voto eletrônico será testado nos distritos de Jumirim (Tietê, 150 km de São Paulo), Gavião Peixoto (Araraquara, 282 km de São Paulo ) e Paulistânia (Agudos, 323 km de São Paulo).
Nos demais distritos (Novo Castilho, Ouroeste, Ribeirão dos Índios, Trabiju, Nantes e Fernão) o voto será manual.
O desmembramento de área será feito em bairros de Santana do Parnaíba e Itapevi.

Texto Anterior: Policiais são presos em enterro de traficante
Próximo Texto: Segurança de FHC limita protesto da CUT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.