São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amputação pode ser evitada

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

Cerca de 70% das amputações de pernas no Brasil provocadas doenças poderiam ser evitadas ou realizadas com menores danos para o paciente.
A conclusão é um dos primeiros resultados no Brasil da Rede Global de Saúde, que troca informações sobre doenças através da Internet (rede mundial de comunicação através de computadores).
O levantamento das amputações de membros inferiores (pernas e pés), feito no Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza, utilizou diferentes fontes de informação.
"Estudamos as causas das amputações e concluímos que a maioria poderia ser evitada ou feita em nível menor", disse Laércio Franco, 50, da Universidade Federal Paulista (antiga Escola Paulista de Medicina), que coordena o projeto no Brasil.
A novidade é que a informação que serve de alimento para a pesquisa não se limita mais aos relatórios médicos. Segundo Franco, menos de 20% dos médicos notificam corretamente a doença em andamento ou a morte do paciente.
Para evitar distorções, a pesquisa cruza informações de laboratórios, hospitais e atestados de óbito.
A Rede Global de Saúde deve fazer também levantamentos sobre uso de drogas, cegueira, infarto e diabetes em pacientes jovens.

Texto Anterior: Novo esquema é testado pela terceira vez hoje
Próximo Texto: Magros são os maiores comedores de pizza em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.