São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Próximo Texto | Índice

Salário é o que mais desanima paulistano

DA REDAÇÃO

O salário é o fator que mais desmotiva os paulistanos. A remuneração é, de longe, a principal causa de insatisfação para 44% dos trabalhadores que pensam em trocar de emprego em São Paulo.
Outros fatores que levam os assalariados a pensar em mudar de trabalho são falta de reconhecimento/difícil ascensão (4%), para ter mais segurança/estabilidade (4%) e problemas com a chefia/ambiente de trabalho (4%).
A satisfação com o atual emprego também não anima os assalariados paulistanos.
Os servidores públicos são os mais descontentes: 40%. Estão em idêntica situação 27% dos que não têm carteira de trabalho assinada e 19% dos que têm.
Os jovens são os que mais arriscariam uma mudança de emprego na tentativa de melhorar o valor impresso no contracheque. Metade dos entrevistados entre 16 e 25 anos já pensou na hipótese.
Essa taxa cai para 45% entre aqueles com 26 a 40 anos e 34% entre os com mais de 41 anos.
Questionados sobre o futuro profissional nos próximos dois anos, 43% dos assalariados pretendem mudar de emprego para conquistar cargos mais altos.
Mas apenas 29% acreditam de fato nesta possibilidade. Destes, os mais esperançosos são os que têm entre 16 e 25 anos de idade (43%). E os menos, os com 41 anos ou mais (19%).
A maioria (90%) não está fazendo nenhum curso de aperfeiçoamento profissional.
Outros 3% fazem curso de computação e 1% se dedica ao aprendizado de inglês. Mais de um terço dos trabalhadores (34%) já pensou em interromper a carreira por um determinado período para investir em reciclagem profissional.
Entre os que já foram demitidos (54%), o principal motivo alegado por 34% dos entrevistados foi corte na empresa.
Pediram para ser demitidos ou fizeram acordo com a empresa 28% dos entrevistados. Fechamento da empresa ou indisciplina no trabalho foram as razões alegadas por 10% dos entrevistados.
Outros motivos alegados foram insubordinação (5%) e greves, protestos e reclamações (2%).

LEIA MAIS
sobre os paulistanos e o trabalho na pág. 6-3

Próximo Texto: Como é feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.