São Paulo, domingo, 30 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A chinesa

INÁCIO ARAUJO

"La Cina È Vicina", proclamava um filme de Marco Bellochio dos anos 60, lembrando uma China que, naquele momento, ditava o inconformismo e parecia uma vizinha. De lá para cá, o mundo virou do avesso. O intragável cinema da Revolução Cultural deu lugar a uma nova geração de cineastas que vivem às turras com o governo, mas representam o país internacionalmente. É dessa ofensiva que Zhang Yimou virou o ponta-de-lança ao contar, em "Lanternas Vermelhas", a história da garota que, no começo do século, torna-se uma das mulheres de um poderoso senhor. É verdade que há muita estética, demais até, em sua solidão e sofrimento. Não é menos verdade que o filme revelou Gong Li, atriz admirável e beleza irretocável.
(IA)

LANTERNAS VERMELHAS (Dahong, Denglong Gua). China, 1991, 125 min. Direção: Zhang Yimou. Com Gong Li, Ma Jingwu. Inédito. Na Globo.

Texto Anterior: Roda Viva com Emerson Fittipaldi; Hollywood e seus bastidores; Estréia série de Robocop; Live tem especial acústico; O síndico canta para teens; Talk show reúne Angela e Timóteo; Quincy Jones na Bandeirantes; Dupla endiabrada na MTV; Visita ao castelo encantado
Próximo Texto: Judas na Irlanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.